VI Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis
XII Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis
XII Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis
O evento é a evolução de vários anteriores (https://www.antac.org.br/dessustentaveleventos), tendo como marco a sua primeira edição em 1997. A partir de então, foram realizadas sucessivas edições, passando a ocorrer bianualmente a partir de 2001.
Na primeira edição, em 1997, com abrangência nacional, foi denominado de ENECS – Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. Inicialmente, o evento possuía caráter exclusivamente nacional, tendo passado a incluir a participação de países latino-americanos e europeus ao longo do tempo, demonstrando uma crescente internacionalização. Nesse sentido, a partir da segunda edição, em 2001, passou a ser denominado de ELECS – Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. Em 2015 ocorreu sua primeira edição com a participação de pesquisadores europeus, em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal, passando a ser denominado de Encontro Latino-americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, ou simplesmente EuroELECS. Em 2017, a segunda edição como EuroELECS, foi realizada pela UNISINOS, sediada em São Leopoldo (RS). O encontro de 2019 foi realizado na cidade argentina de Santa Fé, tendo sido organizado por professores da Universidade Tecnológica Nacional e da Facultad Regional Santa Fé. A edição de 2021, por conta do afastamento social imposto pela pandemia por COVID-19, foi realizado em formato remoto, com organização da Universidade Federal da Bahia. Em 2023, após a retomada das atividades presenciais no país, o evento foi novamente organizado pela Universidade Federal da Bahia, com apoio de outras instituições, como UNISINOS, UFMT e UFRJ, tendo sido realizado em Salvador, com atividades em modo híbrido. A próxima edição será realizada em 2025, no Rio de Janeiro, com a organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em modo presencial.
As edições de 2003, 2011 e 2017 contaram com apoio financeiro do CNPq, o que foi determinante para o sucesso da organização. Esse suporte viabilizou a publicação de anais, a participação de pesquisadores de diferentes regiões e a realização de atividades complementares, contribuindo para o fortalecimento do evento e sua relevância no cenário nacional e internacional.
Em todas as suas edições foram publicados anais contendo os artigos completos submetidos e aprovados no processo de revisão às cegas por pares.
Edição 1: I ENECS, Canela-RS, Brasil, 1997. Organizador: UFRGS
Edição 2: I ELECS, Canela-RS, Brasil, 2001. Organizador: UFRGS
Edição 3: II ENECS, São Carlos-SP, Brasil, 2003. Organizador: USP
Edição 4: III ELECS, Campo Grande-MS, Brasil, 2007. Organizador: UFMS
Edição 5: IV ELECS, Recife-PE, Brasil, 2009. Organizador: UFPE
Edição 6: V ELECS, Vitória-ES, Brasil, 2011. Organizador: UFES
Edição 7: VI ELECS, Curitiba-PR, Brasil, 2013. Organizador: UFPR
Edição 8: I EuroELECS, Guimarães-PT, Portugal, 2015. Organizador: UMINHO
Edição 9: II EuroELECS, São Leopoldo-RS, Brasil, 2017. Organizador: UNISINOS
Edição 10: III EuroELECS, Santa Fé, Argentina, 2019. Organizador: UTN
Edição 11: IV EuroELECS, Remoto, Brasil, 2021. Organizador: UFBA
Edição 12: V EuroELECS, Salvador-BA, Brasil, 2023. Organizador: UFBA
A evolução do evento, desde sua criação, demonstra o impacto significativo que o EuroELECS tem alcançado no fortalecimento da pesquisa e da cooperação internacional em sustentabilidade no ambiente construído.